segunda-feira, 31 de maio de 2010

À Lei da besta

10 de Maio de 2010 "Uma frota de navios e embarcações estão a caminho de Gaza. Da Irlanda, Grécia, Turquia e de todo o Mediterrâneo, os navios carregados de suprimentos importantes e desesperadamente necessários aos palestinos, serão entregue em meados de Maio. 5.000 toneladas de ajuda, incluindo materiais de construção, alimentos, roupas, material escolar, suprimentos médicos e até mesmo brinquedos. Pessoas de todo o mundo têm vindo a doar através de um website e esta generosidade permitiu que um enorme navio de carga e dois barcos de passageiros pudessem ser compradas para esta causa." (The Free Gaza Movement)



Depois do incidente no ano passado, quando a "23 milhas da costa de Gaza (...), forças de ocupação israelitas atacaram (...) a embarcação do Free Gaza Movement, o espírito de humanidade, sequestrando 21 trabalhadores dos direitos humanos de 11 países, incluindo o laureado Noble Mairead Maguire e a ex-congressista E.U. Cynthia McKinney". (The Free Gaza Movement)

Hoje, o "exército de Israel ataca a frota da Liberdade" (El Pais) "(Chipre, 01 de junho de 2010, 06:30) Na escuridão da noite, comandos israelitas desceram de um helicóptero para o navio de passageiros turco, Mavi Marmara, e começaram a disparar no momento em que seus pés tocaram no convés." (The Free Gaza Movement)

"Os seis navios levam a bordo 600 activistas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária. A ideia era romper o bloqueio israelita a Gaza que dura há três anos. Nos confrontos, morreram pelo menos 10 activistas e dezenas ficaram feridos. O Governo de Israel censurou a informação sobre os acontecimentos no Mediterrâneo depois de uma televisão privada israelita dado a notícia. As imagens foram captadas por um repórter turco a bordo do navio onde houve mortos e feridos." (RTP)


"Na única reacção até ao momento que não condena Israel, o secretário de Estado adjunto dos Negócios Estrangeiros italianos, Alfredo Mantica, considerou que a tentativa dos barcos de romperem o embargo israelita foi "uma provocação". (...)
As autoridades israelitas estão determinadas em manter o bloqueio ao território palestiniano de Gaza, controlado pelo Hamas, e onde vive um milhão e meio de pessoas, alegando recear o envio de armas por meio marítimo."(Público)

Sem comentários: