sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Qué "credit default swap"?

«O BCP, o BES, o BPI e o Santander Totta prevêem emitir dívida para financiar a actividade bancária e admitem recorrer às garantias do Estado, que foram aprovadas pelo Governo e totalizam 20 mil milhões de euros.» (Público)

Lei n.º 60-A/2008, de 20 de Outubro, e da Portaria n.º 1219-A/2008 (como por vezes não se consegue aceder ao DR também se pode ver aqui)

Então vamos lá ver . . . quer dizer que . . . eu estou a pagar um empréstimo ao Banco com juros astronómicos e ainda por cima vou emprestar com juros que ainda não foram estipulados (o tal "credit default swap"?). . . é isso?

«O ministro insistiu que "esta medida constitui um elemento adicional de facilitação e manutenção de boas condições de acesso aos meios de financiamento necessários ao regular e bom funcionamento da nossa economia bem como à salvaguarda dos interesses dos cidadãos".» (Público)

Ah! . . . Será que posso recorrer a essa "garantia" do Estado também? É capaz de ser mais vantajoso.

2 comentários:

samuel disse...

Seria bastante vantajoso e evitava-se este cena parva de emprestarmos aos bancos uma pipa de massa para que eles o possam depois emprestar a nós... devidamente descontada a substancial fatia que nos roubam, perdão, que ganham.

Olá
Obrigado pela visita e pelo comentário! Ainda por cima, chego aqui e vejo que já por cá "estou"...
O "de Lisboa" vai para a lapela do "Cantigueiro" dentro de alguns segundos.

Abreijos

Marta disse...

Obrigada
As visitas que eu por lá faço são sempre um prazer.